sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Uma mulher segundo o coração de Deus!

Estava estudando a bíblia e achei interessante o que Salomão em Provérbios 19:14 quis dizer “Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola a derruba com a próprias mãos”. Talvez ainda tenha muito que descobrir pois ainda não sou casada e aguardo em Deus seus propósitos. Porém se formos definir a palavra sabedoria, podemos entendê-la como prudência. O que é ser prudente? Acredito que seja antever o problema, não deixar que este chegue, prepara-se para enfrentá-lo. A mulher tem um papel de vital importância desde o princípio da criação do mundo. Nós somos como o Senhor nos chamou em Gênesis 2:18, auxiliadoras ou ajudadoras do homem. Sim, somos feitura de Deus, logo importantes para os planos de Deus e devemos saber qual nosso papel em relação a nossa casa.
Com as péssimas e hipócritas interpretações da bíblia, alguns infiéis têm deturpado o entendimento do que o Senhor afirmou e submeteram as mulheres a humilhações. Paulo afirma em Efésios 5:22 “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor”. Sujeitar e submeter é reconhecer que o homem é o “cabeça” do casamento, que devemos entender que foi dada a ele a autonomia de tomar decisões e a mulher a aceitá-las. Mas o que não foi compreendido por muitos é que ela não deve ser ignorada, mal tratada, relegada a segundo plano. Não há para Deus diferença, tanto que por diversas vezes, Jesus enalteceu,protegeu e orientou as mulheres. Para que a mulher seja sábia há a necessidade de um companheiro como Salomão evidencia em Pv 31:11, 28 “O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.”. Ou seja, o homem deve amar a sua esposa, tratá-la com carinho, fazer dela o seu louvor, a sua gratidão ao Senhor. “Mulher virtuosa que a achará? O seu valor excede ao de finas jóias” v.10, ou seja, nota-se que é necessário um consenso, um respeito e um zelo das duas partes.
O casamento não pode ser visto como disputa, fuga, desespero, onde um manda e o outro obedece. Faz-se necessário definir quem faz o que, quem é responsável por cada compromisso para a comunhão com o Senhor. O casamento é comparado na bíblia, ao relacionamento de Jesus com a sua igreja, onde Ele é a cabeça, e nós o corpo, logo devemos entender que um não funcionará corretamente sem o outro.
Ora Deus descreve a mulher sendo sábia e não o homem, a mulher torna-se espiritualmente, sem inferioridade, auxiliadora do homem no papel de obedecer a Deus e dominar a terra. A mulher tem sobre si a tarefa de multiplicar-se, como uma amiga e motivadora da família. Porque você acha que Deus nos fez tão sensíveis, choronas e intuitivas? Para que pudéssemos aplicar essa qualidades em nossas vidas familiares. Nós não temos posição inferior ou superior ao do homem, mas diferentes. Cada um fazendo parte do plano divino. A mulher sábia entende que não há edificação com contendas, não há prudência em ser feminista ao extremo. O feminismo nasceu como uma reposta a má interpretação de homens ignorantes e hipócritas, que julgam ser melhores, quando são feitos da mesma matéria e serão pó da terra novamente quando morrerem.
O casamento é a mais valiosa instituição formada por Deus, pois ela reflete e lembra nosso relacionamento com Ele. Infelizmente hoje a idéia de amor e compromisso está atrelada ao ‘beijar muuuuito, ao vou casar se não der certo separo’. Más escolhas refletem relacionamentos fracassados.
A mulher sábia que edifica a sua casa, sabe o tempo certo de todas as coisas, de conhecer, de falar, de tratar e principalmente sabe que a escolha certa, leva a paz e sossego, refletindo o relacionamento de uma só carne em Deus. Sabe que edificando e solidificando sua vida em Jesus, não terá sua casa desmoronada por qualquer simples ventania, pois ela está plantada junto a ribeiros, como diz o Salmo 1, na rocha que é Deus.
A mulher tola destrói tudo o que tem, não por motivos externos, mas por si própria, com suas próprias mãos como afirma a frase de Salomão. Ela desconhece o que possui, por isso destrói. Se não soubermos o que é jóia e o que é bijuteria, como valorizar a cada um com o seu valor? Acho interessante quando vejo algumas pessoas falando um ditado mais ou menos assim “só sabe o valor de alguém quando perde”. É a pura verdade!! Às vezes precisamos ver que alguém deu valor, ou precisamos ficar sem, para ver que alguém tem valor, não é? Não a mulher sábia!! Essa edifica, lembre-se!!!. Ela examina o seu coração e o coloca na presença de Deus, para saber como proceder. Ela consulta a Palavra e coloca em prática o que aprende.
Entenda que precisamos sempre querer o melhor, citando uma outra frase de sabedoria popular, mas nesse caso não acho que seja sabedoria não, diz assim “ruim com ele,pior sem ele”. Se você esta em Cristo e busca Nele os caminhos para sua vida, queira o MELHOR e não o bonzinho. Você não foi feita para ter uma vida medíocre, você é feita ou feito para vencer, Jesus não escolheu os cravos em vão, não menospreze esse sacrifício. Acredite nos relacionamentos edificados em Jesus Cristo, orientados por Ele e enviados como bênçãos. Seja sábia e o homem seja gentil atrelando o seu coração ao da esposa, para refletir a imagem de Deus.

Vou lutar todos os dias para ser uma mulher segundo o teu coração, Senhor!!